Apito Final

Enquanto a bola rola nos relvados, aqui fazem-se golos, assinstências e desarmes precisos. A nata do futebol decifrada em palavras e imagens.

Wednesday, October 12, 2005


Agora que a equipa de todos nos ja garantiu a qualificação para o Mundial da Alemanha, tarefa que cumpriu com distinção, as atenções viram-se de novo para a liga betandwin. Na reentrada um sempre apetecido clássico entre Futebol Clube do Porto e Benfica. Este jogo sem ser dicisivo, é de grande importância para os lisboetas. A 4 pontos de distância dos dragões, o Benfica, em caso de derrota, pode voltar a cair na classificação e a equipa corre o risco de se afundar numa sempre perigosa depressão.
Neste inicio de Campeonato tanto Porto como Benfica ja mostraram caras diferentes. Os azuis e brancos possuidores de um ataque demolidor e de uma não menos excelente linha média, tardam em encontrar o equilibrio entre tanta qualidade ofensiva, e algum descuido e um menor leque de opções na rectaguarda. Do mesmo modo quando algum dos craques da frente estão em dia mais desinspirado, acontecem exibições descoloridas, como a que asistimos no caldeirão da Madeira. A equipa joga pra frente, marca golos, mas consente também muitas veleidades aos adversários, que parecem já ter percebido as debelidades do sistema de Adriaanse.
É todavia minha convicção que os dragões vão chegar ao tal ponto de equilibrio do seu jogo, e nessa altura serão um osso muito duro de roer para qualquer adversário.
Do lado dos campeões nacionais a estabilidade parece finalmente encontrada. Depois das três ou quatro primeiras jornadas em que Koeman andou a fazer as experiências que devia ter feito na pré-época, colocando em risco mecanismos e rotinas que a equipa assimilou nos útltimas três temporadas, o holandês parece finalmente ter encontrado um onze e um sistema de jogo. A equipa joga bem, e as vitorias vão surgindo com naturalidade.
Várias questões se colocam antes de mais este clássico. Será que nestas duas semanas de paragem o técnico holandês do Porto conseguiu na sua "oficina" o já mais que famoso ponto de equilibrio entre a sua frágil defesa, e o seu poderoso ataque? Como irá reagir o Benfica, àquela que se espera que seja uma entrada de dragão do Futebol Clube do Porto no jogo de sábado? Irá Koeman apresentar o onze mais utilizado nas ultimas semanas, ou terá mais um "Beto" para tirar da cartola à semelhança daquilo que fez em Manchester? Só quando a bola começar a rolar poderemos ter algumas respotas para estas questões que certamente ja invadem os pensamentos dos adeptos...
Em Lisboa joga o Sporting com a Académica. Depois de mais uma semana muito atribulada para os lados de Alcochete, será interessante ver até que ponto conseguirá Peseiro tirar a "cabeça do cepo". Os leões podem inclusivamente saltar para o topo da tabela. E mais uma vez, quem era uma besta poderá passar a ser bestial.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home