Apito Final

Enquanto a bola rola nos relvados, aqui fazem-se golos, assinstências e desarmes precisos. A nata do futebol decifrada em palavras e imagens.

Friday, May 27, 2005

Mérito ou demérito?



Onze anos e dez temporadas depois. O clube português com maior palmarés a nivel interno e maior número de adeptos espalhados por todo o mundo regressou aos títulos. Giovanni Trapattoni foi o homem escolhido no inicio da época para levar os encarnados ao sucesso. Depois de falhada a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica conseguiu embalar para um inicio de campeonato prometedor. A perda de alguns jogadores importantes na estratégia da equipa, a meio da primeira volta, casos de Miguel, Luisão, Petit e Ricardo Rocha pode explicar a quebra de rendimento das águias neste período. Mas coloca também a descoberto algumas fragilidades do plantel da Luz. Se o Benfica quiser defender o título e ter uma participação digna na Champions da próxima temporada terá de ter elementos no banco à altura do onze que acaba de se sagrar campeão nacional. Vamos ver o que permite a tesouraria de Vieira e seus pares...
A verdade é que assim que o técnico italiano conseguiu estabilizar um onze, as prestações da equipa voltaram a subir e o Benfica acabou por passar pelo menos metade do campeonato em primeiro e atingiu a final da Taça. Na europa uma má prestação e uma eliminação prematura aos pés dos russos do CSKA, poderão ter aberto as portas a uma campanha interna bem mais desafogada.
Haverá quem, com certeza, não aprecie o estilo da velha raposa, mas é inegável que muito do êxito deste voo triunfal dá àguia se deve ao seu pragmatismo. à sua capacidade de reconhecer as limitações do seu grupo de trabalho e tentar fazer delas as suas armas mais poderosas. É verdade que este Benfica com os pontos que conquistou seria apenas terceiro na última temporada. Mas também é verdade que foram os encarnados quem melhor souberam aproveitar os deslizes dos seus mais directos adversários. Haverá também quem diga que houve mais demérito de quem perdeu, que mérito de quem ganhou. Mas não será um mérito saber aproveitar o demérito dos outros? E afinal o Benfica não só é campeão, como ainda está na final da Taça de Portugal. E tudo isto com apenas onze jogadores de nível aceitável e teoricamente com o plantel mais fraco dos três grandes. Mérito ou demérito?

1 Comments:

At 5:17 PM, Blogger NrowS said...

CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES... :D :D :D

 

Post a Comment

<< Home